sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Percepção cromática

Na retina, mais precisamente na área chamada fóvea central, existem milhões de células fotossensíveis capazes de transformar a luz em impulsos electroquímicos. São os cones e os bastonetes.
Os bastonetes não possuem nenhuma informação cromática, sendo responsáveis apenas pelas informações de intensidade luminosa dos objectos, não distinguindo diferenças finas entre forma e cor. Já os cones são capazes de fornecer imagens mais nítidas e detalhadas, proporcionando as impressões de cor.
Existem três tipos de cones e cada um é responsável pela informação de um matiz diferente: vermelho, verde ou azul. É a interacção dos cones e dos bastonetes que o ser humano é capaz de perceber todo o espectro cromático.O olho sofre uma acomodação toda vez que tenta visualizar uma área de cor diferente, já que cada onda de cor converge para pontos diferentes da retina
Por isso é necessário que o cristalino sofra pequenas alterações, através de pequenos músculos, para focalizar correctamente a imagem do objecto visualizado, ficando mais convexo ao focalizar os tons vermelhos e mais relaxado ao focar os azuis.
Existe, também, um mecanismo fisiológico capaz de equilibrar as cores devido a um forte estímulo visual. Ao interromper o movimento dos olhos, a sensibilidade dos cones é reduzida, criando as chamadas "pós-imagens", onde uma cor é equilibrada com sua complementar. Observe a figura abaixo durante 30 segundos e desloque o olho para a parte branca. Você verá a formação de suas complementares.




O olho como uma maquina fotográfica

O modo como o olho e uma maquina fotográfica ou câmara trabalham é muito parecido, embora o olho seja muito mais adaptável, trabalhando continuamente e sob qualquer luz.
Tanto no olho quanto na câmara, a luz entra pela frente, passando através de uma lente. Em cada caso, a quantidade de luz que alcança a lente é controlada pela íris, que é uma abertura cujo diâmetro pode variar para permitir menor ou maior entrada de luz. Os raios de luz passando através da lente são curvados de tal modo que uma imagem, ou figura, é produzida ou na retina atrás do olho ou no filme no interior da câmara.
Aqui terminam as semelhanças. Na câmara, a imagem é gravada em cristais sensíveis à luz existentes no filme, enquanto que, na retina, a imagem é transformada em minúsculos sinais elétricos que são passados ao cérebro através dos nervos.
Uma outra diferença entre a câmara e o olho é o modo de focalizar. Em uma câmara, a lente e mover-se para trás ou para frente para focalizar a imagem no filme. No olho, a focalização é acompanhada pela mudança de forma da própria lente (cristalino), o que é possível graças à flexibilidade do cristalino (lente) do olho humano.


Teoria de Gestalt

Funda-se na ideia que o todo é mais que os simples soma de suas partes. (o nosso olhar não observa tudo, capta de forma global e não por parte)

Existem 3 grandes princípios:

Campo perceptivo (espaço e tempo)
Estrutura (é a maneira como se organizam as partes de um todo
Forma(é a zona do campo visual que se isola e assim se destaca)
Boa forma ( são as formas mais simples: regulares, geométricas, ex: triângulo ,quadrado e circunferência)
Princípios fundamentais da percepção visual:

Relação forma/fundo: o fundo é que pode chamar de campo visual. É caracterizado pela sua homogeneidade. Passa despercebido e é complementar à forma.

· Tendemos que a considerar como forma as figuras situadas em primeiro plano ou na parte inferior da área. Exemplo: temos tendência a ver montanhas sob um céu preto
Consideramos como forma as áreas a negro se existirem um fundo branco e vice-versa.
A superfície circundada tende a ver vista como forma e a circundante como fundo
As áreas menores tendem a ser vistas como forma
As áreas convexas (alto relevo) tendem a ser lidas como formas e as côncavas (baixo relevo) como fundo




Artes visuais: função e mensagem

Quais são as razoes que levam a criação de mensagens visual? O principal factor de motivação é a resposta a uma necessidade, mas a gama de necessidades humanas abrange uma área enorme. Podem ser imediatamente práticas, tendo a ver com questões tribais da vida quotidiana, ou podem estar voltadas para as necessidades mais elevadas de auto-expressão, de um estado de espírito ou de uma ideia. O amor , é um excelente exemplo. Os dados visuais podem transmitir informação: mensagens especificas ou sentimentos expressivos, tanto intencionalmente, com um objectivo definido, quando obliquamente, como um subproduto da utilidade.


Uma forma visual pode adoptar vários papeis do mesmo tempo. Explique esta afirmação.

Eu concordo com esta afirmação , pois pode desempenhar muitos papeis como por exemplo um pastor que se destina basicamente a anunciar um concerto de plano, pode acabar servindo para decorar a parede de um estúdio, superando, assim, a finalidade comunicativa que motivou a sua criação. Uma pintura abstracta, concebida pelo artista de forma inteiramente subjectiva e como expressão de seus sentimentos, pode ser usada com ilustração de contra-capa de algum folheto editado por uma organização de caridade, com o objectivo de caridade, com o objectivo de levantar fundos para suas actividades. Os objectivos dos meios visuais se misturam, interagem e se transformam com uma complexidade caleidoscópica. Para compreender os meios de comunicação visuais, é preciso que nosso conhecimento sobre eles se fundamente num critério de grande amplitude. As respostas às indagações sobre os motivos que os levam a ser concebidos e produzidos não fluidos, e as perguntas, portanto, também devem sê-lo. Devem interrogar a natureza de cada meio de comunicação sua função ou níveis de função, sua adequação, a clientela a que se destina, e por ultimo, dia história e sua maneira de servir as necessidades sociais.

Tal como na linguagem verbal, a comunicação visual eficiente deve evitar a ambiguidade das pistas visuais e deve expressar as ideias do modo mais simples e directo. De que forma pode isto acontecer?


E através da sofisticação excessiva e da escolha de um figurismo complicado que as dificuldades interculturais podem surgir na comunicação visual

D
efinir isotype e dar exemplos de imagens?
Sistema ISOTYPE (International System of Typographic Picture Education).

Este sistema consiste em desenhos em forma de cartoons, nos quais se representam objectos conhecidos e tem como objectivo serem identificados de imediato devido ao realce das características daquilo que representam.


Identifique todas as formas de arte visual descritas no texto.Todas as formas de arte visual descritas no texto são a Escultura, Arquitectara, Pintura, Ilustração, Design Gráfico, Artesanato, Desenho Industrial, Fotografia, Cinema, Televisão