segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dinâmica de contraste

Dinâmica de contraste:
Com o tom, a claridade ou a abscaridade relativas de um campo estabelecem a intensida de contraste.O tamanho ou proporção não é a única coisa a ser levada em conta. A divisão de um campo em partes iguais pode também demosntrar o contraste tonal, uma vez que o campo é dominado pelo peso maior do negro, a proporção da áera coberto pelo tom mais escuro precisaria ser aumentada para conservar

p efeito da dominação e recessividade que dá reforço visual às mensagens conveituais. O tom certamente não costuma ser distribuido no campo de forma assim tão rígida e regular; no entanto, a análise de uma composição visual pode mostrar se há uma divisão dos extremos tonais substancial o suficiente para a espressão do contraste. Tembrandt chegou a extremos no controle de suas composições e, ao utilizar contrastes intensos, claro, escuro, escuro contra claro, obter um dos mais extreordinários resultados visuais de toda a história.


Contraste de cor:
A cor é a parte mais emotiva do processo visual. Pode ser empregada para expressar e reforçar a informação visual. As cores, dependendo de como se organizam, podem fazer um elemento recuar ou avançar. O peso e o volume do objeto pode ser alterado pelo uso da cor, influindo no equilíbrio da composição.


Contraste de forma:
Contraste na forma pode sugerir extravagância ou criar um tom sombrio. Comparemos a suástica de Hitler
com os cartazes da geração “flower power”.
A necessidade que todo o sistema perceptivo do ser humano tem de nivelar, de atingir um equilíbrio absoluto e o fechamento visual é a tendência contra a qual o contraste desencadeia uma ação neutralizante. Através da criação de uma força compositiva antagônica, a dinâmica do contraste poderá ser prontamente demonstrada em cada exemplo de elemento visual básico que dermos.
A função principal da técnica é aguçar, através do efeito dramático, mas ela pode, ao mesmo tempo e com muito êxito, dar maior requinte à atmosfera e às sensações que envolvem uma manifestação visual. O contraste deve intensificar as intenções do designer.


Contraste de escala:
Este tipo de contraste pode ser conseguido de duas maneiras: pela modificação dos tamanhos relativos de duas ou mais imagens na página impressa, ou pela comparação de objetos reais diferentes, dentro de uma mesma composição. A imagem grande parecerá ainda maior quando colocada ao lado de uma pequena imagem. Os elementos ou unidades formais definem-se uns em relação aos outros. Um elemento é grande ou pequeno, claro ou escuro, pesado ou leve, frio ou quente, etc., sempre comparativamente a outro. Essa relação chama-se escala, e é um meio para reproduzir realisticamente, as relações existentes entre os

objetos, sejam elas dimensionais, tonais, térmicas ou outras.


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